ATENÇÂO

Não me responsabilizo por nenhum dano cometido a terceiros, devido à irresponsabilidade de seus usuários. Este blog é apenas informativo, e não estimula a caça, muito menos a agressão física de outros. Obrigado

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Arco Composto Cobra (iniciante) (Tutorial)

Galera, nada pra fazer em um domingo chuvoso, fiz esse arco.. é muito simples! é relativamente forte, e preciso!
ATENÇÃO! não me responsabilizo por nada feito irregularmente. O projeto segue com segurança, caso ocorreu algum acidente, não é de minha responsabilidade. O blog é de apenas compartilhamento e aprimoramento de experiencia, conseguido com a honestidade dos amigos do forum.

você precisa de:

duas placas de compensado de 20x10x2cm
5 metros de fio de nylon (vende em lojas de materiais de construção)
2 roldanas com quatro furos para parafusos
2 pedaços de cano de 25mm de 70cm
2 pedaços de cano de 20mm de 50cm
6 parafusos de 5cm para madeira
2 parafusos de 1cm (qualquer um)
8 parafusos de 3cm para madeira
4 pedaços de cabo de vassoura lixados (tirado mais ou menos 1mm) de 7cm
2 ganchos de cortina/parede/sei la
e materiais aleatórios... no meio da postagem eu mostro!

Ferramentas:

Furadeira, 
Serra tico-tico
Esmiril
Chaves fenda/philips
Morsa 
Grosa (pra polir/cavar madeira)

Primeiro, passe fita crepe (umas 7 voltas) nas duas extremidades dos canos de 20mm, e coloque no começo dos canos de 25... 7cm do começo. Faça um furo de 2mm 10cm depois do começo do cano de 25, e coloque um parafuso de 1cm.


Coloque o pedaço de cabo de vassoura dos dois lados do cano de 25mm. coloque, e vá dando marretadas/marteladas até entrar certinho.




 Faça dois furos, um tanto longe um do outro.. porém dentro de 6cm do cabo de vassoura.. (apenas de um dos lados das laminas).
Essa vai ser os lugares onde vão ser parafusadas as laminas no river (tipo coronha de madeira..)

do outro lado das laminas, vão ser conectadas as roldanas...
primeiramente, entorte um pouco a base da roldana, caso ela for maior do que o cano...

lateral entortada pra fixação da roldana na lamina...

Bom, agora, é a parte da fixação da roldana na lamina...
faça pontos com caneta de CD na lamina, na área em que possui madeira.. na outra extremidade, ainda não modificada... quatro furos, depois de marcadas, coloque os parafusos de 3cm.



Lembre-se que tem que estar bem fixado... vá apertando um parafuso de cada vez, para não ficar torta... e aperte bastante, e cheque se é possivel soltar isso no ato da puxada... se não, ok.

Agora, o river! ou popularmente chamado de coronha...
eu estava sem paciencia, portanto fiz uma bem simples... mais quebra-galho mesmo. 
duas placas de compensado, cortei desta forma: 

Depois disso, lixei a parte central, onde vai ser onde seguro o arco... 

Agora, é a parte da fixação das laminas no river.
lembre-se que o river tem que estar colado (as duas laminas) e ainda com pelo menos 10 parafusos distribuídos em seu corpo.. assim fica uma estrutura mais fixa.
Coloque a lamina na sua parte inclinada, e continue os furos que está na lamina..
depois disso, passe os parafusos de madeira de 5cm, e fixe bem.


o outro furo, será mais pra frente... fora da madeira, para fixar o cano de 20mm, e a madeira ao mesmo tempo.
Já fixada as laminas no river, é hora dos detalhes finais.. 
um pouco depois da roldana, do lado ao contrário, ainda na madeira, faça um furo e coloque um gancho de cortina... rosqueie até o final.. 
Esta vai servir para laçar a corda, e para amarrar do outro lado... 
Agora, colocandod a corda... 
Faça um laço, e laceie uma das laminas, de modo que este pare no gancho.. 






Passe por trás de uma das roldanas, volte, passe pela frente, saia por trás, e de um nó na outra lamina... confuso? pra car*&(%. mas é assim... é complicado explicar, mas uma foto vale mais do que um punhadão de palavras.
Bom, é isso! agora, tem vários detalhes que ainda pode ser adaptado no arco... ai vai do gosto de cada um! Eu pessoalmente prefiro que o arco tenha apenas o suporte para flechas... ai é só colocar um gancho no meio do river... mas, uns preferem miras, estabilizadores, e uma porrada elevado ao carái. 
É isso! qualquer duvida, me avisem! 
Abraços galera! e MUITO cuidado! 

11 comentários:

  1. quero ver essa engenhoca funcionar kk

    ResponderExcluir
  2. Faz um vídeo dele atirando pow, deve ficar massa demais XD

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom seu projeto Brother!!
    Parabens!!!
    Só um coisa, o nome correto da epunhadura e Riser e não River.
    Mais uma vz Parabes!!

    ResponderExcluir
  5. o jeitinho brasileiro de fazer as coisas xD
    parabéns pelo post!
    faltou so um video em ...

    ResponderExcluir
  6. Olha só, usar esse tipo de cano marrom, que são os de parede fina, não só vai diminuir a vida útil do seu arco como também pode ser perigoso para o usuário, eu fiz um arco com canos desse tipo só que eu coloquei um cano dentro do outro por toda a extensão do arco e mesmo assim depois de umas três puxadas o arco quase quebrou, ao invés do cano se curvar ele começou a dobrar e ficar branco e não voltou a ficar reto depois de tirar a corda, use cano branco de parede grossa, é o chamado cano de rosquear , e mesmo assim, se vc quer ter uma boa curvatura é preciso achatar o cano com alguma fonte de calor.... abraço de arqueiro

    ResponderExcluir
  7. e essas "roudanas" parafusadas são um perigo imensurável, se for usar esse tipo de rodinha faça uma amarração envolta da estrutura parafusada, imagine se essa rodinha se solta bem quando vc esta dando a puxada total do arco? a probabilidade disso acertar a sua cara é muito grande, há uma lenda de um índio q morreu com uma parte do arco q se quebrou e perfurou seu corpo... abraço de arqueiro

    ResponderExcluir
  8. O cano de pvc quebra fácil de mais, outra coisa se um adolescente ou uma criança for utilizar vai causar um acidente grave. Saber fazer um produto de utilidades para lazer é uma responsabilidade muito grande. Isso pode quebrar nas mãos de qualquer outra pessoa. Sei do que estou falando. A maioria das coisas apresentadas na internet são furadas. Eu faço arco e flechas, entender do que estou falando e ter conhecimento disso já por muito tempo é experiência própria. Espero que me entenda! Sou o Moacir Porcino da Arqueria Snake Bow, em Curitiba no Paraná. Até agora ninguém reclamou dos meus produtos. Cuido para que isso não aconteça.

    ResponderExcluir