ATENÇÂO

Não me responsabilizo por nenhum dano cometido a terceiros, devido à irresponsabilidade de seus usuários. Este blog é apenas informativo, e não estimula a caça, muito menos a agressão física de outros. Obrigado

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Galeria de fotos da Besta Jäger

Agora com a besta definitivamente terminada, vou postar todas as fotos do processo aqui!
Com flechas caseiras bem feitas, consegui acertar alvos do tamanho de uma lata de tinta (de 18 litros) à 50 metros com facilidade...
Bom, dividimos em alguns passos auxilares:

1º - Projeto.
Desenhei e mandei cortar as peças que precisava... Como se fosse uma preparação para toda a jornada.





2º Começo do projeto!
* Corte da coronha (Lixamento + polimento + aplicação de polisten e verniz)
* Encaixe da coronha com a lâmina, até então sem cortes e recurvos




                                                                   



(coronha envernizada) 





3º - Diminuição e recurvamento da lâmina (extremamente importante para aumentar a força e diminuir a vibração)


4º - Novo sistema de prender as lâminas (simplesmente deixou o projeto viável, duradouro e bom). Uma "cava" na ponta da coronha, levemente inclinada pra cima, onde encaixa as lâminas, e com uma peça de aço, "amassa" a lamina na coronha. É importante observar que entre a lâmina e a coronha, tem duas tiras de EVA para absorver um pouco da vibração.













Finalizada - Besta Jäger 
(miras + lamina mais recurvada + fio de aço)


















Grande abraço à todos!
Qualquer dúvida é só postar ai!

40 comentários:

  1. so uma pergunta vc tem os moldes da arma eu fiz algums desenhos mais ainda n me decidi qual usar a lamina de aço vc usou aquela de 1 cm x 2 milimetros eu tenho um arco curvo com ele e muito bom meio dificil de acertar a curvatura mas depois de terminado ficou muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não entendi que molde você quer... o da coronha? desenhe no papelão, vai cortando e ajeitando para o seu braço!
      eu usei a mola de fusca, que é um pouco maior do que essas medidas que você passou...

      Excluir
  2. por favor um pedido e uma pergunta que tipo de álcool você usa para combustível das armas? e se puder fazer um vídeo mostrando como recurvar as laminas ficaria muito grato obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguinte brother, o alcool que eu uso é o de carro! Eu pego em um posto mesmo.. Mas é viável usar o doméstico também (92,8%).
      Para recurvar as laminas eu simplesmente usei as barras de aço do bueiro da minha rua! Colocava no começo do bueiro, fazia ela encostar na lateral dele, pressionava o maximo e batia com a marreta.. demorou dez minutos!
      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boas! Parabéns pela iniciativa, partilha e resultado final :D
    Eu estou a terminar a minha! Vou deixar aqui umas questões. Se puderes responder, ficarei muito agradecido :)
    Qual a largura da calha onde corre a seta?
    Usas cabo de aço para armar. Está a resultar bem?
    Grato pela atenção.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      A calha onde corre a seta possui 6 milímetros, e o cabo de aço está sendo perfeito para mim. Ele proporciona um pouco mais de vibração, porém é resistente e não possui elasticidade (além de ser barato!)
      Abraço, boa sorte no seu projeto!

      Excluir
  5. Qual é o tamanho que a balestra ficou?

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais nada, parabêns!!!
    Bom saber que existem varios "professores pardais" pelo mundo.
    Sou analista de sistema, mas na horas vagas faço um pouco de tudo. no fundo do meu quintal tenho algumas ferramentas de marcenaria que acho que facilitarão deveras a montagem de minha besta.
    Estava acompanhando seu projeto, e desde o inicio venho notando que você vem experimentando bastante em materiais, curvas e tamanhos.
    Eu tenho algumas perguntas e se voce pudesse me responder via mail, skype ou msn ficaria grato.
    01. Porque vc diminuiu o tamanho dela? ao ficar menor, o que melhorou e o que piorou no desempenho (disparos)?
    02. Furar as duas molas e prender com pinos (cravos) não seria melhor do que prender com cordeletes?
    03. Não entndi a função do cordelete preso com fita isolante ao cabo de aço, para que serve?
    04. Na sua alça de mira, você pois dois pontos de alinhamentos de ponta (parafusos), seria para distancias maiores? para balancear a perda?
    05. Sobre o novo sistema de fixação das laminas, quando vc fala inclinado para cima, você quis dizer inclinado para frente? e quanto graus foram inclinados?
    06. Quais as medidas finais da coronha e da lamina? espessura, comprimento, altura, largura, etc... Tanto da parte de ejeção (trilho) quando da parte ergometrica (coronha, com largura, profundadede, espessua, etc). Ccom essa medidas e a foto da coronha pendurada(ainda sem verniz), dá para conseguir fazer uma igual.
    07. a fixação dos cabos de aço utilizando presilhas parafusadas, não faz com que ao liberar o retezamento, esse material bata na lamina e provoque algum barulho? uma vez que a Besta é conhecida como arma silenciosa.
    08. Seria possível enviar o desenho do "trigger-system" (sistema de gatilho) em cad ou corel para que eu possa mandar cortar? De preferência em Corel.
    09. Uma canaleta de alumínio revestindo o trilho, não daria mais durabilidade e consequente melhor performance por ser menos suscetivel a distorção do que a própria madeira?
    10. Você conseguiu quantificar quantas libras de potencia ela atinge?

    Marcelo Silva
    msn e mail (são iguais) : marcelo@dusistemas.com.br
    skype : marcelo.silva.du.sistemas.note

    Fotos de minha "caixa de brinquedos":
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3860661033349.2153276.1183114109&type=3
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3262682924270.2141272.1183114109&type=3

    Meu último projeto:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4204531869905.2162251.1183114109&type=3

    Obrigado pela atenção e estou ancioso pelas resposta para iniciar JÁ o projeto da besta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha!!!!
      sobre as setas de tubo de aluminio (antenas), gostei muito. Quais as medidas do modelo final? ainda continua preenchendo com cola branca e estopa?
      Obrigado mais uma vez.

      Excluir
  7. Pô cara!!!!
    cadê você????
    já comprei a madeira (jatobá... já vou entrar "furando"... quero uma coronha que despedaçe a cabeça de qualquer coisa só com um sopapo!!!)

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Desculpe a demora!
      1) Diminui o tamanho da coronha para não forçar muito a mola. Além disso, foi necessário para deixar a ponta reta e colocar a chapa de aço que prende a lâmina na coronha!

      2) Desculpe, não entendi a pergunta!

      3) Coloquei essa cordinha pois quando atirava, a corda passava por cima da flecha. Assim, eu "encaixo" a flecha na corda, e quando atiro, não há problemas.

      4) Exatamente, para diferentes distâncias

      5) Olhando a balestra com a lâmina à esquerda, visão perpendicular à coronha, a lâmina precisa ter uma inclinação de aproximadamente 6º (imagine um plano cartesiano)

      6) Cara, coronha é muito pessoal. Cada um faz de acordo com o tamanho do braço! Faça um molde no papelão, e veja se ficou bom. A coronha, no total, tem aproximadamente 80cm, tal como as lâminas...

      7) Sim, isto acontece. Por isso, no local onde batia, coloquei uma tira de borracha! Problema resolvido :D

      8)Não tenho o corel... Tente usar o programa Phun, é muito bom para trabalhar com movimentos e tal. A partir dele, desenhe no cad! Eu não sei fazer isto. Meu irmão desenhou por mim...

      9)Não acho que fará mudanças significativas, mas é uma boa ideia!

      10) a flecha percorre mais de 100 metros. Calculo cerca de 80/90 libras, mas nunca medi exatamente.

      Rapaz! Com essa ferramentaria na sua casa da pra fazer qualquer coisa!!! HAHAUHA
      Boa sorte em seus projetos, qualquer coisa é só perguntar!!

      Por favor, desculpe a demora... Tive uns imprevistos, não consegui entrar no blog esta semana!
      Grande abraço,
      Bons tiros!

      Excluir
  9. Obrigadúúúúú...

    Agora vamos com mais coisas:

    a pergunta que vc não entendeu, se refere as cordas vermelhas que vc amarrou nos dois lados do arco (laminas)

    Sobre o sistema de gatilho, se olharmos a foto e o desenho acima, eles estão diferente. Seria possivel vc por as duas peças (uma de cada vez, obvio) em cima de uma regua e bater uma foto? desta forma, com o corel ou qq outra ferramenta eu consigo fazer uma igual.

    Me adiciona ao msn : marcelo@dusistemas.com.br ou ao skype : marcelo.silva.di.sistemas.note ou me fala teu mail.
    VALEU!!!

    ResponderExcluir
  10. ha!!!
    e sobre as setas???
    quando vai rolar um tutorial? as de cano de antena recheadas de estopa e cola branca funcionaram legal???

    ResponderExcluir
  11. errei no endereço do skype

    marcelo.silva.du.sistemas.note

    ResponderExcluir
  12. Qual madeira vc usou para fazer a coronha...ela é muito dura para corta na serra tico-tico, e não empena?

    ResponderExcluir
  13. Estou fazendo a minha de Cumaru... SUPER DURA!!!
    e não vai ser em "sanduiche", vai ser uma peça unica... o gatilho será embitido em uma fenda no meio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem vou fazer em peça unica, mas quero uma madeira que não seja muito dura...pq fica ruim para trabalhar...'

      Excluir
    2. é...
      no meu caso eu tenho ferramentas para isso...
      entre no meu facebook e dêe uma olhada nos albuns, estou pondo as fotos passo-a-passo...
      me localiza pelo e-mail:
      marcelo@dusistemas.com.br

      Excluir
  14. Tô com um problema... a flecha ta ficando distante do cabo depois de armao e muitas vezes passa por cima da flecha, estrando as penas.
    eu vi que você pôs uma cordinha no cabo de aço. ela fica entre a flecha e o cabo? como você prendeu?
    Poderia expliocar melhor essa solução?
    Obrigado.
    ha!!! pus tres molas, estou atravessando tijolo de 6 furos com ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o passo-a-passo:

      http://arcobrasil.forumeiros.com/t6955-minha-primeira-besta-carinhosamente-batizada-de-besta-fera

      Excluir
    2. Show de bola, parceiro!! Está de parabéns!
      Adorei essa coronha... Ficou linda!
      E pelo jeito ficou mais forte que a minha rs
      Eu fiz um nó, igual ao que é preso as cordas de conectar o gatilho nos arcos compostos. Não tenho a foto agora, mas la no forum tem! (inclusive aprendi por lá)
      Desculpe a demora, tive outro imprevisto com meu computador. Ainda com dúvidas?

      Excluir
  15. Oque vc usou para fazer a mira que vai por cima do gatilho, e que na ponta também tem função de prender a flecha ?? Já fiz a minha balestra agora só falta finalizar rsrs

    ResponderExcluir
  16. Buenos dias. Eu gostaria que vc postasse uma arma caseira de atirar elastico de dinheiro.
    Material: 1 elastico de dinheiro
    1 ripa de madeira qualquer com 2 ou 3 mm de espessura e uns 35 de comprimento
    1 arame que nao entorte com facilidade.

    Obs.se vc me passar o seu email eu te mando o desenho dela


    ResponderExcluir
  17. OH EU GOSTARIA DE SABER QUAIS AS MEDIDAS DO GATILHO POIS O CARINHA QUE EU MANDEI FAZER NÃO MEXE COM O AUTO CAD DESDE JÁ OBRIGADO

    ResponderExcluir
  18. VOCE PODERIA ME ENVIAR UM MOLDE DO GATILHO EM TAMANHO REAL?
    E QUAL É A ESPESSURA DO GATILHO?

    ResponderExcluir
  19. Bom, fiz o gatilho igual o seu mas ficou muito duro na hora de apertar sendo que tenho que usar 2 dedos, tem alguma dica pra deixar ele mais leve?

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de Comprar sua Bésta... de quanto você gostaria($$$) ???

    ResponderExcluir
  21. Responda no email Tharik8@hotmail.com q é igual no facebook e no msn.. e em quase todas redes sociais

    ResponderExcluir
  22. como que vc envergou a mola para ficar recurva?

    ResponderExcluir
  23. recurvem apenas as pontas da lamina e coloquem a corda com 15 centimetros a menos que a lamina e ela ficara curvada dando mais potencia ao disparo....

    ResponderExcluir
  24. Que tipo de madeira vc usou.. ? e qual o tamanho do arco q ficou? e o tamanho do trilho... ?

    ResponderExcluir
  25. hehehe fazer esses arcos e balestra caseiros da mó trabalho...
    estou tentando modificar um arco recurvo que eu fiz em uma balestra, mas rapaz fazer acoronha está me dando muito trabalho, pq tenho q fazer ainda a guia da flecha na madeira, gatinho e tudo mais, sem falar q a madeira é dura demais, aki se conhece ela por angelim vermelho, serve para linhas de telhado de casas..mas o pior q ela vai ficar sem a coronha para o encosto no ombro. Vou ver se corto uma parte e faço em emenda com parafusos depois de preparar a guia para flecha e gatinho. Vlw a postagem, tirei molde gatinho aki no blog, forte abraço a todos...

    ResponderExcluir
  26. Cara to precisando saber... como vc fez a sua coronha... tipo:
    1- Qual madeira usou?
    2- qual o tamanho?
    3- Como fez a brecha onde passa a seta, qual o tamanho?
    4- como fez o sistema do gatilho?
    5- e a parte da frente onde vai a mola como fez ?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde eu to fazendo uma balestra e ainda nao tenho o molde para o gatilho se alguen ai tiver me mande por favor por email (brutosh7@hotmail.com) ou watssap (62) - 94158597

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde eu to fazendo uma balestra e ainda nao tenho o molde para o gatilho se alguen ai tiver me mande por favor por email (brutosh7@hotmail.com) ou watssap (62) - 94158597

    ResponderExcluir