ATENÇÂO

Não me responsabilizo por nenhum dano cometido a terceiros, devido à irresponsabilidade de seus usuários. Este blog é apenas informativo, e não estimula a caça, muito menos a agressão física de outros. Obrigado

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Faca de camping e bushcraft - Como fazer?

Salve salve, humanóides!
Há tempos sentia a necessidade de uma faca de qualidade. Tive algumas baratas, mas não aguentavam o meu uso (cortar galhos, arvores, cavar, fazer tudo! a legítima 1001 utilidades). Decidi então fazer!
Compartilho com vocês, então, esta experiência, passo a passo.

Primeiramente, você precisa de aço. Não é qualquer aço! O mais comum é o de suspensão, o qual eu usei. Lembra da besta? A "mola de fusca" que eu usei como arco pode ser usada para tal. Mas eu quis fazer algo um pouco mais bruto, então usei uma mola de caminhão, com aproximadamente 5 milímetros de grossura. Note que ele está curvado, aspecto que logo será corrigido.



Após ter encontrado o aço, faça o desenho da faca desejada. Eu fiz uma faca um pouco curta, não sei o porquê. Tenha sempre um molde em papel do formato, logo será útil.


Corte apenas o pedaço de aço que irá usar (no começo da empunhadura existe um risco perpendicular ao sentido da lâmina, mostrando o local do corte). Após isso, desentorte a lâmina com marretadas. A bendita marreta que eu usei tinha mais de 8kg, em alguns minutos eu consegui desentortar a lâmina.



Após isso, comece a cortar! Esmerilhadeira com disco de corte para aço. Este é um passo que exige cuidado, pois a lâmina não pode aquecer muito! Então corte devagar, e sempre que possível pare para a lâmina esfriar. Se ela esquentar e ficar azul, perdeu a têmpera, e vai ficar horrível  Fora o fato de que pode quebrar/entortar muito mais fácil. Tenha em mãos o molde da lâmina para reforçar o traço algumas vezes, durante o corte.






 Nota-se que a lâmina está crua. Comece a lixar com a Esmerilhadeira com disco de desbaste, para tirar os cantos e colocar o fio. Novamente, não deixe a lâmina aquecer! Depois de lixado com a esmerilhadeira, passe no esmeril para tirar as marcas profundas, e depois lixe com várias lixas de tamanhos crescentes (30, 60, 120, 220). Este processo é opcional! Não precisa lixar tanto se não quiser ou não tiver paciência. O meu caso foi o segundo!
(sem fotos deste processo)

Com a lâmina devidamente lixada, é hora da oxidação!
Em um recipiente onde a lâmina entre por completo, coloque vinagre até passar da altura da lâmina. Leve ao microondas (SEM A LAMINA!!), e deixe ficar beeeem quente. Após o aquecimento, usando luvas de borracha, coloque a lâmina no pote e deixe esfriar. É importante que haja alguns palitos abaixo da lâmina para que entre vinagre em todas as partes! Neste processo, observa-se bolhas saindo da lâmina. Vide fotos:




Quando o vinagre esfriar (ou ficar morno, apenas) tire a lâmina e lave com água corrente e passe a mão. Não esfregue muito, é só para tirar um pouco do excesso e limpar a lâmina do ácido. Depois disso, aqueça o vinagre novamente, coloque a lâmina, depois de esfriar tire a lâmina, lave-a, e repita.
Repita o processo pelo menos quatro vezes. 
Tome cuidado ao limpar, pois pode se cortar! Eu fiz isso. Cortei a luva e meu dedo \o/


Após isso, a lâmina escurecerá e evitará pegar ferrugem (ainda vai pegar, porém mais dificilmente)
Fotos:






Com uma corda de algodão ou nylon de 3 ou 4 milímetros, enrole a empunhadura bem forte, e dê um nó. O nó que eu usei nada mais é do que um dos primeiros que aprende no escoteiro! com um laço de um lado, enrola-se toda a area desejada, e do outro lado puxa o excesso, apertando todo o nó.
A bainha é provisória, pois vou fazer uma de PVC com local para encaixar uma pedra de afiar, e uma lanterna.
Fotos dela pronta:



Este é um quebra-vidros! Detalhe no furo que futuramente colocarei um paracord com alguns metros da mesma corda da empunhadura. 




É isso, amantes bélicos. Com essa faca, agora posso acampar tranquilamente, sabendo que ela nunca vai quebrar!!
Tomem muito cuidado ao cortar a lâmina! Usem óculos de proteção. Meu avô ficou cego de um olho com uma fagulha de corte de aço!!
Todo cuidado é pouco! Cuidado para não se cortarem. Não me responsabilizo!!! 
Grande abraço à todos, boa sorte!  

5 comentários:

  1. eu tenho que trocar o vinagre 4 vezes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu troquei! Troque o quanto for necessário pra deixar a lâmina da 'cor' que preferir

      Excluir
  2. REPLICAS DE RELOGIOS.TV

    Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas...

    RELOGIOS-SP

    Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...

    REPLICAS DE RELOGIOS RJ

    Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros....

    Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

    ResponderExcluir